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+ | Aquí pode ser encontrado material adicional relacionado com o curso.\\ | ||
+ | ==== Evolução dos conceitos da termodinâmica ==== | ||
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+ | No arquivo anexo está uma tradução do capítulo inicial do livro de Laszlo Tisza //Generalized thermodynamics// (MIT Press, Cambridge Mass. - 1966), feita por Mario M. Rocha e S. R. A. Salinas. Este livro serviu de inspiração para o livro de H. B. Callen, que é um livro didático clássico de termodinâmica e consta da bibliografia do nosso curso. Talvez por adotar uma formulação axiomática da termodinâmica, sem relação com a evolução histórica do assunto, Tisza decidiu iniciar o seu livro com uma discussão dessa evolução, bastante tortuosa. Agradeço ao Prof. Salinas a remessa do texto. | ||
+ | {{termotiszafinal.pdf|Capítulo inicial do Tisza}} | ||
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+ | ==== Fundamentos da Termodinâmica ===== | ||
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+ | Uma formalização com maior rigor matemático da termodinâmica e de suas bases mecânico-estatísticas pode ser encontrada no texto anexo. A relação de referências é muito boa, incluindo aquelas relacionadas com a primeira formalização axiomática da termodinâmica (Carathéodory e o casal Ehrenfest): {{fundtermo.pdf|FT}}. | ||
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+ | No artigo anexo, a formulação axiomática da termodinâmica de Carathéodory é discutida em termos elementares: {{68.pdf|Carath}}. | ||
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+ | Uma discussão do programa de axiomatização da Física empreendido pelo matemático David Hilbert, precursor da proposta de Carathéodory, pode ser encontrada no texto anexo: {{:art_3a10.1007_2fbf00375141.pdf|DH}}. | ||
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+ | ==== Caminho para a Reversibilidade ===== | ||
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+ | No artigo em anexo, a ser publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, se explora e generaliza um pouco mais a questão de transmissão de calor tratada no problema 16 da lista 2: | ||
+ | {{:1303.2911.pdf|Revers}} | ||
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+ | ==== Transformações de Legendre ==== | ||
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+ | O livro texto introduz as transformações de Legendre de maneira um tanto resumida, e na aula extendemos um pouco o tema de forma análoga à apresentada no livro do Callen. Abaixo há um artigo que discute em mais detalhe o tema, apresentando aplicações dessas transformadas em outras áreas da Física: | ||
+ | {{:lt070902.pdf|TL}} | ||
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+ | ==== Citações ==== | ||
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+ | Não se abata se os conceitos envolvidos na segunda lei da termodinâmica lhe pareçam pouco intuitivos, veja o que disse **R. Clausius (1862)** sobre a definição de entropia e a segunda lei: | ||
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+ | //Apesar deste teorema admitir uma demonstração matemática estrita se | ||
+ | partimos da proposição fundamental acima citada, mesmo assim ele | ||
+ | mantem uma forma abstrata, e nesse sentido ele é aceito com | ||
+ | dificuldade pela mente, de maneira que nos sentimos compelidos a | ||
+ | procurar uma causa física precisa da qual o teorema seria a | ||
+ | conseqüência.// | ||
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+ | **Sir Arthur Stanley Eddington (1927):** | ||
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+ | //A lei de que a entropia sempre cresce ocupa, eu penso, a posição | ||
+ | suprema entre as leis da natureza. Se alguém lhe aponta que a sua | ||
+ | teoria preferida está em desacordo com as equações de Maxwell- pior | ||
+ | para as equações de Maxwell. Se é descoberto que observações a | ||
+ | contradizem- bem, esses experimentais erram às vezes. Mas se a sua | ||
+ | teoria se mostra em contradição com a segunda lei da termodinâmica não | ||
+ | posso lhe dar nenhuma esperança; não resta alternativa a não ser | ||
+ | colapsar em profunda humilhação.// | ||
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+ | **P.W. Bridgman (1941):** | ||
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+ | //Têm havido quase tantas formulações da segunda lei quanto discussões | ||
+ | sobre ela.// | ||
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+ | **A. Einstein (1949):** | ||
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+ | //Uma teoria é mais impressionante quanto maior for a simplicidade de suas premissas, quanto maior for o número de coisas diferentes relacionadas com ela e mais extensa for a sua área de aplicação. Daí veio a profunda impressão que tive da termodinâmica. É a única teoria física de conteudo universal a qual, dentro do domínio de seus conceitos básicos, nunca será superada.// | ||
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+ | ==== Links ==== | ||
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+ | Veja a página do curso "Fenômenos térmicos" da UFABC, onde se adota uma exposição da termodinâmica com mais ênfase em suas bases mecânico-estatísticas: http://bc0303.googlepages.com/ | ||
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+ | Surgiu na aula a dúvida sobre como funcionam as geladeiras a gás ou a querozene, que não usam energia elétrica. Acredito que hoje, com a maior disponibilidade de energia elétrica mesmo em áreas rurais, sejam menos utilizadas, mas ainda são comercializados modelos desse tipo. |